
O "VISITA MUSICAL" é um projeto social e, também um coletivo cultural que reuni profissionais artistas de diversas linguagens, tais como: a música, o teatro, a dança, entre outras, para realizar apresentações de performances de espetáculos artísticos musical-teatral em instituições hospitalares, instituições educacionais, museus, bibliotecas, teatros e espaços culturais alternativos e diversos, proporcionando à população um momento lúdico de interação com a música erudita e popular brasileira com uma abordagem divertida, informativa e recreativa. Valorizando à música de conteúdo histórico-cultural, levando informações à comunidade a respeito das influências e mudanças provocadas por conceitos dos grandes filósofos musicais. Permitir debates histórico-culturais sobre a música e suas linguagens artísticas, conscientizando o valor da sustentabilidade, da humanização e a maneira como enxergarmos o ato de aprender e ensinar, por meio de oficinas e workshops com diálogos sobre o repertório apresentado, a fim de que a interação se torne um agente agregador de conhecimento, também, promover o momento “CONTATO SONORO”, levando música a pacientes acamados, ajudando assim, na recuperação, no cuidado e no bem estar dos pacientes e de seus familiares, promovendo arte e cultura como uma criação de nova cultura social e artística dentro do ambiente hospitalar.
O PROJETO
O “VISITA MUSICAL” nasceu com a iniciativa e a percepção identificada por seu idealizador, Elias Gomes, em 2006, com o intuito de atingir um público diverso, desenvolvendo um papel importante na formação intelectual e ampliação do universo cultural do indivíduo, promovendo uma série de concertos/espetáculos musicais abordando temas do repertório histórico-musical erudito e popular brasileiro de forma dinâmica interativa, educacional e informativa.
Quer saber mais?
Clique ao lado.
EM DETAQUE
ver mais VÍDEOS
Em 2006, nasce a ideia de promover uma série de concertos/espetáculos musicais com a abordagem de temas do repertório histórico-musical erudito e popular brasileiro de forma dinâmica, interativa, educacional e informativa. Elias Gomes, seu idealizador, tinha como proposta e intuito de atingir um público diverso, desenvolvendo um papel importante na formação intelectual e ampliação do universo cultural dos amantes das artes. Nesta época, Elias Gomes, realizava pesquisas artísticas com um repertório que trazia consigo um momento musical com compositores dos períodos barroco, clássico, romântico e moderno, temas de filmes, música folclórica, além das canções brasileiras popularmente conhecidas.
A primeira apresentação da equipe de músicos do coletivo artístico VISITA MUSICAL, formada por seu idealizador, e seus colaboradores parceiros, Douglas Lima e Júlio César Rocha, se deu em 2010 com um concerto didático-musical no CEU ARICANDUVA com um público de crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Em 2009 e 2010, o coletivo percebeu a importância de levar a linguagem musical e teatral aos hospitais, atingindo um público que convive com a dor e sofrimento, promovendo a inclusão de pacientes, acompanhantes e colaboradores, estimulando a reflexão e valorizando a sensibilidade e auto-estima, com a realização de um espetáculo cênico-musical no ICESP – Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. Tivemos ótimo êxito nessas apresentações com aprovação e recorde de público que sugeriram que as apresentações fossem executadas regularmente, e isso criou um dinâmica de promover o coletivo artístico VISITA MUSICAL em diversos espaços e locais.
Desde então, o coletivo artístico, arregimenta músicos para realizar apresentações de espetáculos artísticos em diversos locais, tais como: instituições hospitalares, instituições de ensino, equipamentos culturais diversos e espaços alternativos. O repertório escolhido para os nossos espetáculos, traz consigo um momento musical com compositores dos períodos barroco, clássico, romântico e moderno, temas de filmes, além das músicas brasileiras popularmente conhecidas - música essa, que denota um cenário de colonização portuguesa e de uma cultura dominante de índios e grande número de negros e afrodescendentes que favorece uma estética brasileira, baseada no folclore nacional que perpassa por transformações e adaptações culturais ocorridas no nosso país.
Além do trabalho pedagógico musical, vale destacar as apresentações realizadas nos ambientes hospitalares, onde nossa preocupação não consistiu em executar apenas uma música para pacientes e acompanhantes. Nossa proposta vai muito além. Nesses lugares, visamos fortalecê-los emocionalmente para melhor lidarem com os sintomas da doença. O momento “Contato Sonoro”, onde integrantes da equipe visitam pacientes em determinados setores (ambulatórios e internação), tocando seus instrumentos, como: violino, viola, violão e flauta, promovem a inclusão deste público, estimulando a reflexão e valorizando a sensibilidade e a auto-estima.
O trabalho do coletivo artístico VISITA MUSICAL é itinerante por levar música, teatro e dança para um público diverso, sempre com o conceito de promover e estimular a iniciação e o aperfeiçoamento do artista e do telespectador que o assisti, contribuindo com a formação de público e possibilitando a difusão cultural nos diversos locais em que a equipe do projeto se apresenta, além de promover no ambiente hospitalar a humanização, o cuidado e bem estar do paciente. Durante todos esses 11 anos de VISITA MUSICAL, os artistas do coletivo tem percebido a necessidade de acolher culturalmente a cidade e os cidadãos nos diversos locais e espaços, levando música e arte, promovendo reflexão e dinamizando os processos de aprendizado.
É nesse viés, que o coletivo artístico VISITA MUSICAL pretende trabalhar nos próximos anos, mas dessa vez com incentivo, para que assim, possamos ampliar o trabalho artístico-musical e sua afirmação como programa de inclusão sócio-cultural nos diversos locais, agregando valor à imagem com responsabilidade social, potencializando relações saudáveis dentro das instituições culturais, hospitalares e educacionais, promovendo a formação de público e contribuindo com a melhoria do quadro geral da cultura nacional e afirmação da cultura como direito social básico do cidadão que são expectativas criadas pelo coletivo artístico.
photo by André Ramos
público do espetáculo ETHOS
Auditório D, 2012
Proporcionar momentos lúdicos com a música erudita e popular brasileira instrumental e vocal nos ambientes hospitalares, nas instituições de educação, nos centros culturais, entre outros espaços culturais alternativos com uma linguagem artística musical divertida, informativa e recreativa.
Socializar relações expressivas e humanizadas através de uma linguagem musico-teatral de fácil compreensão, aproximando todos os envolvidos. Contribuir para o crescimento e valorização da comunidade, experimentando e repensando o esquema formal de concerto musical e a formulação de espaços culturais alternativos. Oferecer uma programação clássica "mais popular", com versões mais breves de concertos e óperas, com uma narração que possibilite a compreensão dos enredos.
nas:
Instituições Hospitalares;
Instituições Educacionais;
Museus;
Bibliotecas;
Teatro; e
Espaços Culturais Alternativos e Diversos.